quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Meus top 4 vilões masculinos

Top 4 vilões masculinos
Oi aqui estou eu para falar de um assunto que gosto muito... Vilões. Aqueles que fazem mover a trama, que fazem maldades, que querem destruir os mocinhos (ás vezes patetas). Enfim, nos últimos tempos tenho notado que assim como eu, muitos tem tido uma certa preferencia ou empatia pelos vilões: seja por quebrar as regras rígidas da sociedade, por serem mais dinâmicos e fodásticos que os mocinhos que ultimamente andam tão patetas, por serem complexos, se identificar com alguma coisa de sua personalidade, etc.
Eis então que resolvi fazer o meu Top 4 vilões masculinos que eu ODEIO AMAR, pois por mais que eu tente... Não consigo simplesmente odiá-los, apesar de ás vezes eles me fazerem raiva. Então, vamos lá:
Quarto lugar: Erik Lehrsher/ Magneto (Michael Fassbender e outro ator que esqueci o nome) da franquia X-Men

Frio, calculista, poderoso e com forte senso de liderança das minorias mutantes, Magneto é um mutante poderoso que sonha em escravizar (e até exterminar se possível) a raça humana e exaltar os mutantes que sempre foram desprezados por eles desde que nasceram (incluindo ele mesmo).
Porque eu gostei desse cara? Sei lá pelo o fato dele pertencer ás minorias, defende-las (só que de um jeito errado e extremista), além de o fato dele ser fruto das opressões do meio preconceituoso e desprezível que ele viveu a vida toda (afinal ter seus pais mortos pelos nazistas, comer o pão que o Hades amassou só por ter nascido mutante ainda ter que encarar o ódio das pessoas de mente fechada não é o que eu diria vida fácil de lidar) me fez até questionar algumas vezes se ele era um anti herói ou um vilão (afinal ele no fundo só queria que os mutantes tivessem uma vida melhor e parassem de sofrer opressões na vida, embora ás vezes ele meio que tivesse uma visão meio maniqueísta e extremista em relação a essas duas classes). E também pelo fato de eu tirar uma lição de vida do filme (afinal também sou uma minoria) se eu não fico lutando tanto contra uma opressão e der repente não cometo os mesmos erros maniqueístas deles? Um exemplo disso é no próprio feminismo em que algumas mulheres ficam tão digamos “apavoradas”, enojadas ou/e traumatizadas com os homens machistas que der repente perpetua o discurso maniqueísta de que “todo homem é machista, todos são opressores” excluindo algumas vezes homens que poderiam ajuda-las a combater o machismo que cerca eles também (embora não tanto quanto as mulheres). Ai eu fico pensando será que não estamos nos tornando Magneto? De tão traumatizados cometendo os mesmos erros que nossos opressores? Além desses questionamentos também gosto do seu lado humano (embora na maioria das vezes seja rígido) com as minorias mutantes (meio que ele se vê neles) e até a sua amizade conturbada com o Professor Xavier (entre tapas e beijos) mostrando que no fundo ele ainda tem um coração. E convenhamos o seu poder é super FODA! Controlar e mover metais são tipo um dos poderes mais maneiros que já vi. O cara é muito PODEROSO. Por isso, quarta colocação.
Terceiro lugar: Loki Laufeyson (Tom Hiddleston) dos filmes de Thor/Vingadores

Poderoso, sedento por poder e incompreendido são palavras que definem Loki, deus das trapaças, filho de Odin e irmão de Thor que conhecemos (só que não, não é?). Loki como um bom vilão foi responsável por dar MUITA dor de cabeça no seu quase-irmãozinho (sem graça) Thor e nos Vingadores de plantão. Tentou destruir Nova Iorque, roubar o trono de Asgard, dentre outras coisas.
Porque eu gostei desse cara? Primeiramente pelo “clichê politicamente correto” dele ter um lado levemente humano como, por exemplo, pela sua “mãe” Frigga (tanto que se uniu ao seu irmão que mais odeia para SPOILER vingar a morte dela). E segundo pelo fato de eu não gostar muito da personalidade de Thor (sei lá, achei ele sem graça, mas respeito quem gosta dele) e terceiro porque convenhamos, Loki é ESPERTO pra caramba! Sarcástico, do tipo que não leva desaforo pra casa e que adora sambar na cara dos inimigos, poderoso e do tipo durão (só que não, é carente que eu sei) são coisas que meio que me fez levemente torcer por ele algumas vezes (embora ao mesmo tempo eu tivesse raiva de algumas atitudes suas). Enfim, por todo seu carisma e esperteza, terceira colocação.
Segunda colocação: Erik/ Fantasma da Ópera (Gerard Butler) do filme O Fantasma da Ópera


Impulsivo, intenso, super inteligentíssimo e louco, o “Fantasma” da Ópera (que é um apelido que ele criou para intimidar os inimigos) é um homem temível pelo pessoal do teatro Ópera Populaire que mora nos subterrâneos do mesmo enquanto faz suas composições sombrias e assombra/ causa acidentes para realizar os seus desejos (sendo que só quer ser reconhecido já que possui uma deformidade).
Porque eu gostei desse cara? Sou suspeita dizer que meio que eu me identifico com ele: seu BOM GOSTO pra música (ele praticamente respira ópera), seu jeito introvertido e desconfiado de ser, passional e inseguro (pelo seu rosto meio “feio” por trás de uma máscara) fez com que o mesmo ficasse na defensiva já que foi por toda vida rejeitado pela sociedade fútil e que hiper valoriza as aparências (principalmente com as mulheres). Sem falar que (não que eu concorde com as suas atitudes) ele no fundo só quer ser amado pelo que ele é, se mostrando que por detrás de um vilão que causa acidentes (e até mata) ele é super inseguro consigo mesmo, nos mostrando assim que muitas das vezes se a gente levar muito do que o mundo julga-nos acabamos por nos tornar o que o mundo diz (ou seja, um “fantasma da ópera” temível e feio por dentro) e isso inclui também na área do amor (tanto é que ele pela sua insegurança sufocava e assustava até a sua amada Christine com o seu ciúme possessivo e doentio), logo devemos amar a nos mesmos primeiro (obrigada Shrek e Burro). E pela essa sua complexidade e reflexão, segunda colocação (até rimou!).
E em PRIMEIRÍSSIMO LUGAR VAI PARA...
“Eu sou o seu pai”... DARTH VADER/ Anakin Skywalker (Hayden Christensen e outro ator lá que esqueci o nome) da saga STAR WARS


Fodão, poderosíssimo, sombrio (e põe sombrio nisso),super frio e temível (do tipo que te faz tremer nas bases) Darth Vader é um vilão ícone da cultura pop seja pelo fato dele ser hiper ultra mega super fodão ou/e sua complexidade (ele SPOILER era um cara trágico chamado Anakin Skywalker que se deixou levar pelas circunstancias). Pra vocês terem noção falou em Star Wars, falou em Darth Vader (acho que pelo fato de Luke ser meio Gary Stu). Enfim, o meu vilão preferido por motivos que vou explicar abaixo.
Porque eu gostei desse cara (e está em primeiro lugar)? Além do fato dele ser fodão e poderosíssimo (já falei que ele é essas coisas?) além de ter uma personalidade tipo “durão” por fora (mas que no fundo, bem no fundo de seu coração e mente sombria), porém, um pouco humano por dentro (mesmo que ele tente impedir isso). Ele é um tipo de vilão trágico (meu tipo de vilão favorito) que teve uma vida dura desde que nasceu e SPOILER morreu no final para salvar a vida do filho, fez com que eu me identificasse um pouco com ele (menos a parte da vilania) e lembrasse dele com todo amor e carinho por todos esses motivos (tanto é que está em primeiro lugar na minha lista). E com isso baseado no novo filme O Despertar da Força tenho uma coisa a dizer: Kylo Ren vai ter que comer muiiiiiiito leite e feijão com arroz pra chegar pelo menos AOS dedinhos dos pés de Vader (chupa Kylo  Ren)! Viva ao lado sombrio!





·         Bem por hoje é só. Espero que tenham gostado (ou não) da minha lista de vilões preferidos. E em um próximo post direi as minhas preferencias do lado “rosa” sombrio: as vilãs femininas! As divas e poderosas! Se vemos na próxima e até logo!