Top 4 vilões masculinos
Oi
aqui estou eu para falar de um assunto que gosto muito... Vilões. Aqueles que fazem
mover a trama, que fazem maldades, que querem destruir os mocinhos (ás vezes
patetas). Enfim, nos últimos tempos tenho notado que assim como eu, muitos tem
tido uma certa preferencia ou empatia pelos vilões: seja por quebrar as regras
rígidas da sociedade, por serem mais dinâmicos e fodásticos que os mocinhos que
ultimamente andam tão patetas, por serem complexos, se identificar com alguma
coisa de sua personalidade, etc.
Eis
então que resolvi fazer o meu Top 4 vilões masculinos que eu ODEIO AMAR, pois
por mais que eu tente... Não consigo simplesmente odiá-los, apesar de ás vezes
eles me fazerem raiva. Então, vamos lá:
Quarto lugar: Erik Lehrsher/ Magneto (Michael Fassbender
e outro ator que esqueci o nome) da franquia X-Men
Frio,
calculista, poderoso e com forte senso de liderança das minorias mutantes,
Magneto é um mutante poderoso que sonha em escravizar (e até exterminar se
possível) a raça humana e exaltar os mutantes que sempre foram desprezados por
eles desde que nasceram (incluindo ele mesmo).
Porque
eu gostei desse cara? Sei lá pelo o fato dele pertencer ás minorias,
defende-las (só que de um jeito errado e extremista), além de o fato dele ser
fruto das opressões do meio preconceituoso e desprezível que ele viveu a vida
toda (afinal ter seus pais mortos pelos nazistas, comer o pão que o Hades
amassou só por ter nascido mutante ainda ter que encarar o ódio das pessoas de
mente fechada não é o que eu diria vida fácil de lidar) me fez até questionar
algumas vezes se ele era um anti herói ou um vilão (afinal ele no fundo só
queria que os mutantes tivessem uma vida melhor e parassem de sofrer opressões
na vida, embora ás vezes ele meio que tivesse uma visão meio maniqueísta e
extremista em relação a essas duas classes). E também pelo fato de eu tirar uma
lição de vida do filme (afinal também sou uma minoria) se eu não fico lutando
tanto contra uma opressão e der repente não cometo os mesmos erros maniqueístas
deles? Um exemplo disso é no próprio feminismo em que algumas mulheres ficam
tão digamos “apavoradas”, enojadas ou/e traumatizadas com os homens machistas
que der repente perpetua o discurso maniqueísta de que “todo homem é machista,
todos são opressores” excluindo algumas vezes homens que poderiam ajuda-las a
combater o machismo que cerca eles também (embora não tanto quanto as
mulheres). Ai eu fico pensando será que não estamos nos tornando Magneto? De
tão traumatizados cometendo os mesmos erros que nossos opressores? Além desses
questionamentos também gosto do seu lado humano (embora na maioria das vezes
seja rígido) com as minorias mutantes (meio que ele se vê neles) e até a sua
amizade conturbada com o Professor Xavier (entre tapas e beijos) mostrando que
no fundo ele ainda tem um coração. E convenhamos o seu poder é super FODA! Controlar
e mover metais são tipo um dos poderes mais maneiros que já vi. O cara é muito
PODEROSO. Por isso, quarta colocação.
Terceiro lugar: Loki Laufeyson (Tom Hiddleston) dos
filmes de Thor/Vingadores
Poderoso,
sedento por poder e incompreendido são palavras que definem Loki, deus das
trapaças, filho de Odin e irmão de Thor que conhecemos (só que não, não é?). Loki
como um bom vilão foi responsável por dar MUITA dor de cabeça no seu
quase-irmãozinho (sem graça) Thor e nos Vingadores de plantão. Tentou destruir
Nova Iorque, roubar o trono de Asgard, dentre outras coisas.
Porque
eu gostei desse cara? Primeiramente pelo “clichê politicamente correto” dele
ter um lado levemente humano como, por exemplo, pela sua “mãe” Frigga (tanto
que se uniu ao seu irmão que mais odeia para SPOILER vingar a morte dela). E
segundo pelo fato de eu não gostar muito da personalidade de Thor (sei lá,
achei ele sem graça, mas respeito quem gosta dele) e terceiro porque
convenhamos, Loki é ESPERTO pra caramba! Sarcástico, do tipo que não leva desaforo
pra casa e que adora sambar na cara dos inimigos, poderoso e do tipo durão (só
que não, é carente que eu sei) são coisas que meio que me fez levemente torcer
por ele algumas vezes (embora ao mesmo tempo eu tivesse raiva de algumas
atitudes suas). Enfim, por todo seu carisma e esperteza, terceira colocação.
Segunda colocação: Erik/ Fantasma da Ópera (Gerard
Butler) do filme O Fantasma da Ópera
Impulsivo,
intenso, super inteligentíssimo e louco, o “Fantasma” da Ópera (que é um
apelido que ele criou para intimidar os inimigos) é um homem temível pelo
pessoal do teatro Ópera Populaire que mora nos subterrâneos do mesmo enquanto
faz suas composições sombrias e assombra/ causa acidentes para realizar os seus
desejos (sendo que só quer ser reconhecido já que possui uma deformidade).
Porque
eu gostei desse cara? Sou suspeita dizer que meio que eu me identifico com ele:
seu BOM GOSTO pra música (ele praticamente respira ópera), seu jeito
introvertido e desconfiado de ser, passional e inseguro (pelo seu rosto meio
“feio” por trás de uma máscara) fez com que o mesmo ficasse na defensiva já que
foi por toda vida rejeitado pela sociedade fútil e que hiper valoriza as
aparências (principalmente com as mulheres). Sem falar que (não que eu concorde
com as suas atitudes) ele no fundo só quer ser amado pelo que ele é, se
mostrando que por detrás de um vilão que causa acidentes (e até mata) ele é
super inseguro consigo mesmo, nos mostrando assim que muitas das vezes se a
gente levar muito do que o mundo julga-nos acabamos por nos tornar o que o
mundo diz (ou seja, um “fantasma da ópera” temível e feio por dentro) e isso
inclui também na área do amor (tanto é que ele pela sua insegurança sufocava e
assustava até a sua amada Christine com o seu ciúme possessivo e doentio), logo
devemos amar a nos mesmos primeiro (obrigada Shrek e Burro). E pela essa sua
complexidade e reflexão, segunda colocação (até rimou!).
E em PRIMEIRÍSSIMO LUGAR VAI PARA...
“Eu sou o seu pai”... DARTH VADER/ Anakin Skywalker
(Hayden Christensen e outro ator lá que esqueci o nome) da saga STAR WARS
Fodão,
poderosíssimo, sombrio (e põe sombrio nisso),super frio e temível (do tipo que
te faz tremer nas bases) Darth Vader é um vilão ícone da cultura pop seja pelo
fato dele ser hiper ultra mega super fodão ou/e sua complexidade (ele SPOILER
era um cara trágico chamado Anakin Skywalker que se deixou levar pelas
circunstancias). Pra vocês terem noção falou em Star Wars, falou em Darth Vader
(acho que pelo fato de Luke ser meio Gary Stu). Enfim, o meu vilão preferido
por motivos que vou explicar abaixo.
Porque
eu gostei desse cara (e está em primeiro lugar)? Além do fato dele ser fodão e
poderosíssimo (já falei que ele é essas coisas?) além de ter uma personalidade
tipo “durão” por fora (mas que no fundo, bem no fundo de seu coração e mente
sombria), porém, um pouco humano por dentro (mesmo que ele tente impedir isso).
Ele é um tipo de vilão trágico (meu tipo de vilão favorito) que teve uma vida
dura desde que nasceu e SPOILER morreu no final para salvar a vida do filho,
fez com que eu me identificasse um pouco com ele (menos a parte da vilania) e
lembrasse dele com todo amor e carinho por todos esses motivos (tanto é que
está em primeiro lugar na minha lista). E com isso baseado no novo filme O
Despertar da Força tenho uma coisa a dizer: Kylo Ren vai ter que comer
muiiiiiiito leite e feijão com arroz pra chegar pelo menos AOS dedinhos dos pés
de Vader (chupa Kylo Ren)! Viva ao lado
sombrio!
·
Bem por hoje é só.
Espero que tenham gostado (ou não) da minha lista de vilões preferidos. E em um
próximo post direi as minhas preferencias do lado “rosa” sombrio: as vilãs
femininas! As divas e poderosas! Se vemos na próxima e até logo!




Nenhum comentário:
Postar um comentário